FLAPPSIP

Federação Latino-americana de Associações de Psicoterapia Psicanalítica e Psicanálise

Comissão diretiva da FLAPPSIP (2021-2023)

Marcela Ramírez Machuca, presidenta (Ichpa)

Liliana Messina, secretaria general (Ichpa)

Myriam Sabah, tesorera (Ichpa)

Juana Luisa Lloret (Yenny), secretaria científica (ADPP)

Marta De Giusti, Directora de investigación (Aeapg)

Débora Slonimski, vocal (Aeapg)

Delegado FLAPPSIP: Marcelo Lubisco Leães

FLAPPSIP nasceu do desejo de membros de várias associações da América Latina para conhecer, discutir, partilhar e discutir os nossos problemas. Nosso ponto de encontro é a psicanálise, sua teoria, a sua clínica e, especialmente, a afeição mútua entre a teoria e as marcas da clínica desde o nascimento e que continua a produzir novos desenvolvimentos.

Nosso segundo ponto de contato refere-se a um estudo mais aprofundado da ligação entre problemas clínicos e sociais. Encontramos um campo frutífero para enfatizar o duplo movimento que fez o fundador da psicanálise, e no coração do problema do sujeito em relação ao sintoma e, por sua vez, colocar o sinal em relação aos descontentes da civilização. O século passado foi a construção de profundas mudanças em nossas sociedades.

As modificações econômicas, social, política e tecnologia têm ocorrido rapidamente, e são acompanhadas de práticas e discursos que configuram novas subjetividades e novas doenças. É também o desafio atual da psicanálise produzir as mudanças necessárias para mergulhar essas subjetividades e encontrar formas de intervenção para o seu sofrimento. Além das nossas latitudes, também trabalhar com a exclusão social que é uma das consequências mais graves da nova ordem social regida pelo mercado. Qual a posição psicanalistas a adotar o assunto prejudicados pelo sistema? Como é reintroduzida no discurso a palavra dos excluídos, como ouvir o vazio simbólico, uma vez que a exclusão é falada em um campo e tem outro?

Estas são apenas algumas das perguntas que exigem de nós reuniões que são regularmente em nossos congressos bianuais e para manter um intercâmbio virtual através do nosso site, que é gerada através de Fóruns de Discussão, investigação espacial e cursos virtuais. Todos os acontecimentos centrais da nossa Associação (Conferências e Workshops) também têm uma tabela onde FLAPPSIP Plenário convida colegas das associações federadas , como forma de incentivar mais eventos através da ampla liberdade que nós hospedamos.

OBJETIVOS:

A nossa federação é definida como uma organização das instituições responsáveis pela discussão, troca, produção e difusão do pensamento psicanalítico e suas várias práticas originárias das descobertas de Sigmund Freud e pós-freudianos seguidores. FLAPPSIP criou-se com a crença de que o intercâmbio científico e a compreensão mútua entre as instituições participantes e entre os seus membros o benefício é para todos. Será esta uma forma de integração dos membros latino-americanos e de fortalecimento das raízes comuns e projetando para o futuro.

Os nossos objetivos são:
-Divulgar o pensamento psicanalítico e suas várias práticas;
– Proporcionar um fórum para o intercâmbio científico das associações de componentes;
– Proporcionar um espaço reflexão e debate sobre questões pertinentes à formação e associação analítica;
– Promover a cooperação científica entre as associações de componentes;
– Incentivar a adesão da Federação de outras associações afins nos países da América Latina;
– Manter o intercâmbio com outras instituições afins internacional personagem;
– Promover eventos como conferências, simpósios, conferências, reuniões e publicações.

Porto Alegre

Rua Tobias da Silva, 287
Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS – 90570-020 
Fone: (51) 3222-3900 / WhatsApp: (51) 98524-0638

08h às 21h

Fechado

Caxias do Sul

Rua Sinimbu, 973
Nossa Senhora de Lourdes – Caxias do Sul/RS – 95020-510
Fone: (54) 3223-3209 / WhatsApp: (54) 98416-6397

08h às 20h30

08h às 19h

08h30 às 12h30